Jogo-Treinamento MESTRE DE SEGURANÇA



O jogo-treinamento MESTRE DE SEGURANÇA é um jogo de vida ou morte que vai ajudar seus colaboradores na conscientização de um comportamento mais seguro no trabalho. Durante o jogo, os participantes podem refletir sobre a perda de vidas no trabalho, o impacto do comportamento inseguro no dia a dia e também perceber situações de risco que rodeiam nosso ambiente.No cotidiano não percebemos que nosso comportamento inseguro pode ter consequências na vida afetando várias pessoas ao nosso redor. O objetivo do jogo MESTRE DE SEGURANÇA é aumentar a percepção de risco dos usuários através de uma experiência quase real e de conteúdo didático. 


Nesse jogo, quem morrer, poderá jogar novamente usando novas vidas, e quantas vezes quiser. O participante que terminar toda a série de temas recebe um certificado de conclusão de MESTRE DE SEGURANÇA. O jogo pode ser adaptado para diversas situações de trabalho em áreas de construção civil, processos químicos, setores operacionais e atividades externas.


Com metodologia educativa elaborada pela RioAcappella, especialmente para a cultura brasileira e para adultos da área operacional, o jogo-treinamento é uma ferramenta de mudança importante no processo de segurança. Com inspiração em modelos internacionais de estímulos cerebrais, a metodologia cria através de situações reais e recorrentes um formato de aprendizagem através de dilemas e julgamentos morais. A modelagem de comportamento e novas atitudes só poderão ser alcançadas em adultos, a partir de estímulos sobre valores e oportunidade de treinamento da tomada de decisão. Aumentando o treinamento da tomada de decisões e proporcionando feedback do prejuízo e riscos de nossas opções (perda de vidas), podemos mitigar os constantes procedimentos automáticos e erros humanos que assolam as estatísticas na área de segurança no pais.